terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Expressionismo no Brasil


No Brasil, observa-se, como nunca, um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social, espiritual e cultural. A arte mergulha fundo no tenso panorama ideológico da época, buscando analisar as contradições vividas pelo país e representá-las pela linguagem estética.
Principais Artistas:

Lasar Segall
De volta da Alemanha, até 1923, seu desenho anguloso e suas cores fortes procuram expressar as paixões e os sofrimentos de ser humanos. Em 1924, retornando para o Brasil, assumiu uma temática brasileira: seus personagens agora são mulatas, prostitutas e marinheiros; sua paisagem, favelas e bananeiras. Em 1929, o artista dedica-se à escultura em madeira, pedra e gesso. Mas entre os anos de 1936 e 1950, sua pintura volta-se para os grandes temas universais, sobretudo para o sofrimento e a solidão.

Anita Malfatti
Sua arte era livre das limitações que o academicismo impunha, seus trabalhos se tornaram marcos na pintura moderna brasileira, por seu comprometimento com as novas tendências.Obras destacadas: A Estudante Russa, O Homem Amarelo, Mulher de Cabelos Verdes e Caboclinha.

Candido Portinari
Importante pintor brasileiro, cuja temática expressa o papel que os artistas da época propunham: denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as consequências desse desequilíbrio. Seu trabalho ficou conhecido internacionalmente através dos corpos humanos sugerindo volume e pés enormes que fazem com que as figuras pareçam relacionar-se intimamente com a terra, esta sempre pintada em tons muito vermelhos. Portinari pintou painéis para o pavilhão brasileiro da Feira Mundial de Nova York, Via Crucis - para a igreja de São Francisco, na Pampulha, Belo Horizonte (MG) e murais da sala da Fundação Hispânica na Biblioteca do Congresso, em Washington. Sua pintura retratou os retirantes nordestinos, a infância em Brodósqui, os cangaceiros e temas de conteúdo histórico como Tiradentes, atualmente no Memorial da América Latina, em São Paulo, e o painel A Guerra e a Paz, pintado em 1957 para a sede da ONU.

Postado por: Melissa Pinheiro

Fonte: http://www.historiadaarte.com.br/expressionismonobrasil.html

7 comentários:

  1. Sua caracteristica principais e movimento foi muito importante.Observa-se,um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social,espiritual e cultural.
    sua arte era livre das limitações que o academicismo impunha,seus trabalhos se tornaram marcos na pintura moderna brasileira,por seu comprometimento com as novas tendências.

    ResponderExcluir
  2. Em nosso país o movimento também foi importante. Podemos destacar, nas artes plásticas, os artistas expressionistas mais importantes: Candido Portinari, que mostra em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades. Outros representantes: Anita Malfatti, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi (autor de diversas gravuras). As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.


    http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/expressionismo/

    ResponderExcluir
  3. O Expressionismo é a arte do instinto, seu objetivo é de uma pintura dramática,
    subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais,
    dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana
    Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. O Expressionismo é uma forma do artista se expressar do seu jeito.
    Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento
    ”Pós Impressionista”. Os pintores não queriam destruir os efeitos
    impressionistas, mas queriam levá-los mais longe.
    Surgiu no final do século XIX e início do século XX,na Alemanha.
    O expressionismo também foi marcante na literatura, cinema e teatro.
    O termo expressionismo (com o sentido de retorcer, em alemão) foi cunhado pelo galerista Georg Levin.
    A pintora mais famosa a representar o Expressionismo foi Anita Malfatti



    CARACTERÍSTICAS:
    * pesquisa no domínio psicológico;
    * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
    * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
    * pasta grossa, martelada, áspera;
    * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;
    * preferência pelo patético, trágico e sombrio

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Av9E60JfiAvaMOGC5jt09YTx6gt.;_ylv=3?qid=20080522073525AAlO8cS

    ResponderExcluir
  4. É importante lembrar que no Brasil, o movimento encontrou sua máxima representação através da pintura, especialmente por meio de artistas como Anita Malfatti, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi.

    Referencias:http://www.brasilescola.com/artes/expressionismo.htm

    ResponderExcluir